sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO 2013

Olá pessoal, 

Segue abaixo a programação do nosso próximo encontro. Será o encerramento das atividades da Evangelização Infantil, MEPE e Escola de Pais no ano de 2013. Lembrando que no domingo do dia 08/12 nos encontraremos no CRESSE para a confraternização externa. Peço que reforcem isso com os pais. 

Muita paz e luz para todos nós. 

Confraternização de final de ano - EI./MEPE/EP. - GEPE Piedade, 2013

9:10 hs- Saudação inicial  -Abertura com todos os coordenadores (EI,EP e MEPE).
               Mensagem inicial
               Prece inicial
9:15 hs- Apresentação do Coral Infantil do GEPE (Praia do Futuro e Messejana).
 
9:30 hs- Dinâmica de Integração." Um Garotinho chamado Amor."
 
9:40 hs- Apresentação de  todos os ciclos.
                Musica- "Bate o sino".
 
9:50hs - Apresentação da MEPE ( Musica “ Nascido para Amar” )  e Jogral .
 
10:10 hs- Apresentação de  Vídeo. Retrospectiva 2013.
 
 10:20 hs- Fechamento. Agradecimentos.
                  Prece final
                  Passe coletivo.
 
Dário
Coordenador da Escola de Pais
GEPE Piedade

domingo, 24 de novembro de 2013

LIÇÕES DE VIDA.


PEDINDO AJUDA A JESUS

Uma mulher, chamada Cláudia, era muito religiosa e rica. Decidiu ir a Igreja e começou a orar para Jesus.

“Senhor, me ajude nesse momento tão difícil. Essa doença está dificultando a minha vida. Me ajude Jesus”.
A mulher saiu da igreja, e logo na porta havia um mendigo pedindo esmola. Ignorando o homem e foi até o estacionamento.

Na porta do estacionamento, viu um cachorrinho, bem magro, querendo um afago, ao lado de uma lanchonete. A mulher espantou o cachorro dizendo: “Passa! Sai fora!”

Entrando no estacionamento, um homem humilde disse: “Senhora, lavei seu carro. Se quiser pode me dar um trocado”. A mulher virou-se, pegou o carro, e foi embora, sem dar nada ao homem.

Parou num sinal de trânsito. Um menino de rua veio lhe pedir dinheiro, e disse que estava com fome. A mulher fechou o vidro e arrancou com o carro.

Dirigindo pelas ruas da cidade, passa um cartaz com os dizeres: “Precisamos de doações de sangue”. A mulher olhou o cartaz e pensou “Até iria, mas dá muito trabalho doar sangue.”

Num outro sinal, um homem lhe entrega um panfleto que dizia: “Precisamos de voluntários para cuidar de crianças num abrigo”. A mulher leu o panfleto e pensou “Eu poderia ir, mas é muito longe.”

Chegou em casa a noite, e foi para seu quarto. Seu marido a abordou dizendo “Meu amor, liguei para o médico e ele disse que seu estado de saúde piorou, infelizmente.” A mulher ficou muito abatida. Saiu de casa, chorando, e caminhou até um parque próximo. Sentou no banco e orou a Jesus dizendo:

“Senhor, por que não me ajuda? Onde você está?”

De repente, uma luz se irradia do céu e uma voz suave, com o rosto de Jesus, diz:

“Cláudia, hoje estive com você o dia inteiro, mas você não me enxergou. Estive no mendigo que te pediu esmola, no cachorro que te pediu comida e carinho, no lavador de carros humilde, que lhe pediu uns trocados. Estive também no menino de rua, que te pediu dinheiro. Da mesma forma, eu estava presente nas pessoas necessitadas de sangue, assim como nas crianças do abrigo. Eu estava presente em todos aqueles que você tratou com indiferença e nada fez para ajuda-los. Como você pode esperar minha ajuda se você nada faz para ajudar a mim mesmo, presente que estou em todos os meus filhos na Terra que sofrem, que choram, ou que necessitam de amparo? Ajude a mim e a todos os meus filhos no mundo, assim, você também será ajudada e curada."

Claudia chorou, e a partir daquele dia, começou a ver o Cristo em todos os humildes e necessitados. 

Autor: Hugo Lapa 

sábado, 23 de novembro de 2013

TEXTO PARA ESTUDO DOMINGO DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2013

O AMOR FORMANDO AUTO-ESTIMA

“Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo côo a ti mesmo”, nos orienta Jesus, fornecendo a indicação precisa para o cultivo da auto-estima: o amor a si mesmo como uma condição para a doação ao próximo. Não podemos valorizar o outro se não temos conosco a experiência e a vivência do reconhecimento e da valorização pessoal. Em um outro momento, disse-nos Jesus: “Vós sois a Luz do mundo, brilhe a vossa Luz”, recordando-nos a nossa origem divina e que somos Espíritos em processo evolutivo, capazes de atingir a perfeição. Devemos acreditar na imensa capacidade que temos de reagir e criar condições de aprimoramento. Convictos das nossas possibilidades de crescimento e conquistas pessoais, jamais permitiremos o cultivo arraigado da menor valia e o menosprezo para com nós mesmos. Temos como principal tarefa fazer a nossa luz brilhar, tornando-nos tudo aquilo que somos potencialmente capazes. O conhecimento do Evangelho, no qual Jesus nos mostra a grandeza da espiritualidade de que somos portadores, faz-nos sentir aptos a amar.
Içami Tiba, no seu excelente livro “Quem Ama Educa”, nos fornece preciosos ensinamentos sobre a auto-estima e a participação do amor na sua formação:
“A auto-estima começa a se desenvolver numa pessoa quando ela é ainda um bebê. Os cuidados e os carinhos vão mostrando à criança que ela é amada e cuidada. Nesse começo de vida, ela está aprendendo côo é o mundo a sua volta e, conforme se desenvolve, vai descobrindo seu valor a partir do valor que os outros lhe dão. É quando se forma a auto-estima essencial.”
A auto-estima continua a se desenvolver conforme a pessoa se sente segura e capaz de realizar seus desejos e, futuramente, suas tarefas. É a auto-estima fundamental.
Para os pais, o amor incondicional que sentem pelos filhos está claro, mas para os filhos nem sempre esse amor é tão claro assim.
Toda criança se preocupa em agradar à mãe e ao pai e acredita que ao fazer isso estará garantindo o amor deles. Para ela, o sorriso de aprovação dos pais é amor, e a reprovação com um olhar sério ou uma bronca é não-amor.
É importante que fique claro para a criança que, mesmo que a mãe e o pai reprovem determinadas atitudes dela, o amor que sentem por ela não está em jogo.
Para que a criança se sinta amada incondicionalmente é necessário, acima de tudo, que seja respeitada.
Respeitar os filhos significa:
- Dar espaço para que tenham seus próprios sentimentos, sem, por isso, serem julgados, ajudando a expressá-los de maneira socialmente aceitável. Não é errado nem feio sentir raiva, o que pode ser reprovado é a expressão inadequada da raiva, como bater em alguém.
- Aceitá-los como são, mesmo que não correspondam às expectativas dos pais. Eles precisam ter os próprios sonhos, pois não nasceram para realizar os dos pais.
- Não os julgar por suas atitudes. Crianças erram muito, pois é assim que aprendem. Mãe e pai podem e devem julgar as atitudes, mas não os filhos. Se a atitude for egoísta, o que deve ser mostrado é o egoísmo, mas não consagrá-la dizendo “você é muito egoísta”. Frases do tipo “você é terrível” e “você não tem jeito mesmo” ensinam à criança que ela é egoísta, terrível e não tem jeito mesmo. Portanto, essas “qualificações” passam a ser sua identidade.
O respeito à criança lhe ensina que ela é amada não pelo que faz ou tem, mas pelo simples fato de existir. Sentindo-se amada ela se sentirá segura para realizar seus desejos. Portanto, deixá-la tentar, errar se ser julgada, ter seu próprio ritmo, descobrir coisas, permite à criança perceber que consegue realizar algumas conquistas. Falhar não significa uma catástrofe afetiva. Assim, a criança vai desenvolvendo a auto-estima, grande responsável por seu crescimento interno e fortalecendo-se para ser feliz, mesmo que tenha de enfrentar contrariedades.
O que alimenta a auto-estima é sentir-se amado incondicionalmente e também o prazer que a criança sente de ser capaz de fazer alguma coisa que dependa só dela. Não o prazer ganho. O filho desenvolve a auto-estima quando brinca com o que ganhou, interage e cria novas brincadeiras; guarda o brinquedo dentro de si, sente sua falta e principalmente cuida dele. O brinquedo ganho adquire, então, significado para ele. Crianças que ganham uma infinidade de brinquedos que mal conseguem guardar não têm como desenvolver auto-estima suficiente para gerar felicidade.
O presente, para alimentar a auto-estima do filho, é aquele que o faz sentir merecedor. Sem dúvida é muito prazeroso para os pais dar presentes que agradem aos filhos. Todos ficam contentes, os pais por darem e os filhos por receberem. Mais o princípio educativo é que os filhos sejam pessoas felizes, e não simplesmente alegres. A alegria é passageira e a capacidade de ser feliz deve pertencer ao filho. O prazer do “sim” é muito mais verdadeiro e construtivo quando existe o “não”.
Se uma criança é aprovada porque os pais contrataram para ela um professor particular, o mérito da aprovação é dos pais. O filho pode até sentir prazer por ter sido aprovado, mas no fundo sabe que o mérito não foi todo seu. Isso diminui sua auto-estima. Quando é aprovado porque estudou e se empenhou, sua auto-estima cresce. Ele adquire responsabilidade. A auto-estima é a finte interior da felicidade.
Uma dica importante aos pais: quando proibirem alguma coisa ao filho, encontre outras que ele possa fazer. A simples proibição é paralisante. Educar é mobilizar a criatividade para o bem comum.
Em suma, é muito importante que os pais passem para os filhos a certeza de que eles são amados e capazes, possibilitando, assim, a segurança necessária de que precisarão para enfrentar os desafios evolutivos da presente encarnação.

A auto-estima deve ser solidificada ao longo da nossa existência, principalmente na infância. Para tanto, a nossa habilidade para a comunicação é muito importante e deve ser utilizada em plenitude, nos diálogos que mantemos com os filhos, nas instruções e nos exemplos que lhes transmitimos. Tudo, sempre, com um objetivo maior – Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ATIVIDADE NOTURNO DO ESPIRITO

Preparação para o Sono

Verificando o lado físico da questão, vamos ver a importância do sono, pelo fato de passarmos 1/3 de nosso dia dormindo, nesta atividade o corpo físico repousa e liberta toxinas. Para o lado espiritual, o espírito liga-se com os seus amigos e intercambia informações, e experiências.

Façamos um preparo para o nosso repouso diário:

Orgânico – refeições leves, higiene, respiração moderada, trabalho moderado, condução de nosso corpo quanto a postura sem extravagâncias.

Mental Espiritual - leituras edificantes, conversas salutares, meditação, oração, serenidade, perdão, bons pensamentos.

Todavia não nos esqueçamos que toda prece se fortifica com atos voltados ao bem, pois então, atividades altruístas possibilitam uma melhor afinidade com os bons espíritos.

Para esta maravilhosa doutrina, conforme tais considerações, o sonho é a recordação de uma parte da atividade que o espírito desempenhou durante a libertação permitida pelo sono. Segundo Carlos Toledo Rizzini, interpretação freudiana encara o sonho como apontando para o passado, revelando um aspecto da personalidade.

Para o Espiritismo, o sonho também satisfaz impulsos e é uma expressão do estilo de vida, com uma grande diferença: a de não se processar só no plano mental, mas ser uma experiência genuína do espírito que se passa num mundo real e com situações concretas. Como vimos, o espírito, livre temporariamente dos laços orgânicos, empreende atividades noturnas que poderão se caracterizar apenas por satisfação de baixos impulsos, como também, trabalhar e aprender muito. Nesta experiência fora do corpo, na oportunidade do desprendimento através do sono, o ser, poderá ver com clareza a finalidade de sua existência atual, lembrar-se do passado, entrevê o futuro, todavia a amplitude ou não dessas possibilidades é relativa ao grau de evolução do espírito.

Verifiquemos três questões do Livro dos Espíritos, no capítulo VIII, perguntas: 400, 401 e 403.

P-400 “O Espírito encarnado permanece de bom prazer no seu corpo material? - É como se perguntasse a um presidiário, se gostaria de sair do presídio. O espírito aspira sempre à sua libertação e tanto mais deseja ver-se livre do seu invólucro, quanto mais grosseiro é este.

P-401 “Durante o sono a alma repousa como o corpo? - Não, o espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços entre corpo e espírito e, ele se lança pelo espaço e entra em relação com os outros espíritos sintonizados por ele.

P-403 “Como podemos julgar a liberdade do espírito, durante o sono? - Pelos sonhos.

O sono liberta parcialmente a alma do corpo, quando adormecido o espírito se acha no estado em que fica logo a morte do seu corpo.

O sonho é a lembrança do que o espírito viu durante o sono. Podemos notar, que nem sempre sonhamos. Mas, o que isso quer dizer? Que nem sempre nos lembramos do que vimos, ou de tudo o que havemos visto, enquanto dormimos. É que não temos ainda a alma no pleno desenvolvimento de suas faculdades. Muitas vezes somente nos fica a lembrança da perturbação que o nosso Espírito experimentou.

Fonte:Allan Kardec , A Gênese, Cap. XIV, It 23). E o Livro dos Espíritos.-Allan Kardec.

sábado, 16 de novembro de 2013

TEXTO PARA ESTUDO DOMINGO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2013

OBEDIÊNCIA E RESIGNAÇÃO

8. A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura e muito ativas, se bem os homens erradamente as confundam com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, forças ativas ambas, porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair. O pusilânime não pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes. Jesus foi a encarnação dessas virtudes que a antigüidade material desprezava. Ele veio no momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupção. Veio fazer que, no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do sacrifico e da renúncia carnal.  
Cada época é marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vício que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual; seu vicio é a indiferença moral. Digo, apenas, atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre, por si só, horizontes que a multidão somente mais tarde verá, enquanto que a atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos brilhante, mas que prova a elevação intelectual de uma época. Submetei-vos à impulsão que vimos dar aos vossos espíritos; obedecei à grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Ai do espírito preguiçoso, ai daquele que cerra o seu entendimento! Ai dele! porquanto nós, que somos os guias da Humanidade em marcha, lhe aplicaremos o látego e lhe submeteremos a vontade rebelde, por meio da dupla ação do freio e da espora. Toda resistência orgulhosa terá de, cedo ou tarde, ser vencida. Bem-aventurados, no entanto, os que são brandos, pois prestarão dócil ouvido aos ensinos. - Lázaro. (Paris, 1863.)

Kardec, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. Brasília: Feb, 1944.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

LIÇÕES DE VIDA


O que eu tenho não me pertence, embora faça parte de mim. Tudo o que sou me foi um dia emprestado pelo Criador para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida.
Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão. Há muito o que dar e o que receber; há muito o que aprender, com experiências boas ou negativas. Tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que aconteceu por uma razão precisa.
E não se lamente pelo ocorrido; além de não servir de nada reclamar, isso vai te vendar os olhos, dificultando assim, continuar seu caminho. 
Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos somente reavivando a ferida, tornando-a muitas vezes bem maior do que era no início. Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente. Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos e a pessoa nem mesmo percebeu; e nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não correspondeu às nossas expectativas. E sabemos lá quais eram as nossas expectativas? Decepcionamo-nos e decepcionamos outras pessoas também. Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem. Quando alguém te disser que te magoou sem intenção, acredite nela! Vai te fazer bem. 
Assim, talvez, ela poderá entender quando você, sinceramente, disser que "foi sem querer". Dê de você mesmo o quanto puder! Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui. Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo para a reconciliação, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e dê de você mesmo. Seja uma bênção a todos que o cercam!

Chico Xavier.
Ame e faça o Bem sem olhar a Quem!
Muita luz e Paz!

sábado, 9 de novembro de 2013

TEXTO PARA ESTUDO DOMINGO DIA 10 DE NOVEMBRO 2013

O HOMEM NO MUNDO

10. Um sentimento de piedade deve sempre animar o coração dos que se reúnem sob as vistas do Senhor e imploram a assistência dos bons Espíritos. Purificai, pois, os vossos corações; não consintais que neles demore qualquer pensamento mundano ou fútil. Elevai o vosso espírito àqueles por quem chamais, a fim de que, encontrando em vós as necessárias disposições, possam lançar em profusão a semente que é preciso germine em vossas almas e dê frutos de caridade e justiça.  
Não julgueis, todavia, que, exortando-vos incessantemente à prece e à evocação mental, pretendamos vivais uma vida mística, que vos conserve fora das leis da sociedade onde estais condenados a viver. Não; vivei com os homens da vossa época, como devem viver os homens. Sacrificai às necessidades, mesmo às frivolidades do dia, mas sacrificai com um sentimento de pureza que as possa santificar.
Sois chamados a estar em contacto com espíritos de naturezas diferentes, de caracteres opostos: não choqueis a nenhum daqueles com quem estiverdes. Sedes joviais, sede ditosos, mas seja a vossa jovialidade a que provém de uma consciência limpa, seja a vossa ventura a do herdeiro do Céu que conta os dias que faltam para entrar na posse da sua herança.
Não consiste a virtude em assumirdes severo e lúgubre aspecto, em repelirdes os prazeres que as vossas condições humanas vos permitem. Basta reporteis todos os atos da vossa vida ao Criador que vo-la deu; basta que, quando começardes ou acabardes uma obra, eleveis o pensamento a esse Criador e lhe peçais, num arroubo d'alma, ou a sua proteção para que obtenhais êxito, ou a sua bênção para ela, se a concluístes. Em tudo o que fizerdes, remontai à Fonte de todas as coisas, para que nenhuma de vossas ações deixe de ser purificada e santificada pela lembrança de Deus.
A perfeição está toda, como disse o Cristo, na prática da caridade absoluta; mas, os deveres da caridade alcançam todas as posições sociais, desde o menor até o maior. Nenhuma caridade teria a praticar o homem que vivesse insulado. Unicamente no contacto com os seus semelhantes, nas lutas mais árduas é que ele encontra ensejo de praticá-la. Aquele, pois, que se isola priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de aperfeiçoar-se; não tendo de pensar senão em si, sua vida é a de um egoísta. (Capítulo V, nº 26.)
Não imagineis, portanto, que, para viverdes em comunicação constante conosco, para viverdes sob as vistas do Senhor, seja preciso vos cilicieis e cubrais de cinzas. Não, não, ainda uma vez vos dizemos. Ditosos sede, segundo as necessidades da Humanidade; mas, que jamais na vossa felicidade entre um pensamento ou um ato que o possa ofender, ou fazer se vele o semblante dos que vos amam e dirigem. Deus é amor, e aqueles que amam santamente ele os abençoa. Um Espírito Protetor. (Bordéus, 1863.)

Kardec, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. Brasília: Feb, 1944.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PREPARANDO O NATAL

O objetivo principal do post ao lado é reforça o convite para um Natal feliz. Compartilhe sua felicidade, isso te fara mais FELIZ!!!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

BOM DIA!!!!!!

"
Receba este novo dia com gratidão... É a oportunidade bendita do recomeço, para que possa renovar-se e mudar os velhos hábitos que até agora apenas te trouxeram dores e decepções... Confie mais no amparo de divino e saiba que aquilo que não tem solução no momento, terá no tempo de Deus... Sorria... Você está vivo... Receba mais este amanhecer com alegria e otimismo, pois é o presente que recebe todos os dias para melhorar-se e ser feliz...”
(Espírito de Amor)

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ATIVIDADE PARA 03 DE NOVEMBRO DE 2013 >>>> ENCONTRO DA FAMÍLIA

Boa noite ,pessoal!
Segue nossa programação  para o Encontro da Familia de nossa sede em 03-11-2013 no Lar Fabiano de Cristo na Maraponga.


Nosso Tema: " FAMÍLIA LAÇO DE AMOR ETERNO".

Objetivos: - Refletir sobre a importancia de cultivar cada vez mais o amor em familia;
                      Desenvolver , apertar os laços familiares em nossa convivência diària;
                      Incentivar  parcerias com o lúdico em familia.     
                      

9hs- Abertura -Boas Vindas  e Prece.
9:10- Relaxamento entre pais ou responsáveis, com seus filhos- Flávio. 
9:15 as 10:00 hs- Convidar as famílias a participarem das atividades:
         
  Primeiro momento:

 -  Acolhida:  Shantala-Monica
                     -  Corrida das motinhas-  tia Ada.

- Demais ciclos da Evangelização:   - Boca do palhaço -Rachel e Christina
                                                              - Jogo de petecas- Simone e Cléo
                                                               - Amarelinhas- Rita e Silvanir
                                                               -Caça- tesouro- Carla e Solange
                                                               - Pula-cordas- Rafaela e Diogo 
                                                               -Carimba em família- tio Flávio  e equipe

MEPE- Oficina de pipas- Cacilda e Léo

10:00 as 10:30 hs- Segundo momento:

- Casa/Pessoa/ Tempestade- Dário
- Dança Circular Sagrada- Lucineide

10:40- Encerramento das atividades. Agradecimentos.
             Prece final e Passe coletivo.

10:45- Lanche coletivo.
                                                               -
"O Amor é a força mais abstrata e , ao mesmo tempo, é a mais potente que há no mundo" ( Gandhi).
Atenciosamente,
Rosane.

>>> ONDE FICA O LAR FABIANO DE CRISTO??

É SÓ CLICAR E SEGUIR O MAPA, FACIN, FACIN!!!