sexta-feira, 14 de março de 2014

TEXTO PARA ESTUDO DOMINGO DIA 16 DE MARÇO DE 2013

BABÁ ELETRÔNICA (TELEVISÃO)

Joamar Nazareth, no livro Um Desfio chamado família, nos alerta: “A TV exerce grande influência nas pessoas, com maior intensidade em crianças e jovens. São eles os mais atingidos pelo poder de influenciação deste meio de comunicação. Seus valores, hábitos, personalidade, maneira de se vestir, falar, conviver com os demais, etc. são mais fortemente inspirados no mundo padronizado pela programação da TV.
Nossos filhos, hoje, em sua maioria, passam mais tempo diante da TV do que em salas de aula, em templos religiosos, em momentos de diálogo com os pais ou em outras atividades sociais/educacionais sadias. Mais adiante complementa: “Não podemos esquecer que a criança é um espírito milenar reencarnado, tendo na infância a fase de adaptação e preparação para suas tarefas a serem cumpridas na jornada terrena.
Com a enxurrada de informações e situações veiculadas, o espírito é estimulado a despertar, mais cedo, velhos hábitos e vícios que ele deveria enfrentar mais tarde, após a infância”.
Outra questão preocupante é a quantidade de horas que a criança fica diante da televisão. Numa pesquisa realizada nos Estados Unidos, foi comprovado que as crianças americanas assistem à TV durante três horas e meia por dia, enquanto que no Brasil os estudiosos mensuraram que nossas crianças ficam diante da televisão durante cinco horas e trinta minutos por dia. As crianças mais inteligentes são as que correm mais risco de se tornarem teledependentes, devido seu alto grau de concentração e assimilação. A mesma pesquisa nos fornece um dado mais assustador: que quando as crianças de hoje atingirem os doze anos de idade, terão assistido entre 250 e 500 mil propagandas (manipulando e ludibriando as crianças, levando-as ao consumismo em excesso e indiscriminado) e terão acompanhado por nossas TV’s ao número gigantesco de 20.000 assassinatos – o que certamente os levará na fase adulta a acharem que “matar é normal”.
Toda criança na faixa etária entre 2 e 5 anos necessita sentir através do tato tudo que lhe cerca, e ao tocar verbaliza suas sensações; enquanto que diante da TV é evidente que a criança escuta, vê, mas não toca; passando então a sentir-se dentro da televisão, transporta-se para o mundo da TV – mundo de magia e fantasia, onde seus heróis televisivos não interagem com ela e associa que da mesma forma no mundo real as pessoas que a cercam não se “importam” com ela, gerando isolamento e comportamento de exclusão automáticos.
Um psiquiatra americano com vários livros publicados sobre o assunto, estudou o mundo dos vídeos games, e alerta: As crianças tornam-se muito violentas e até chegarem a esse estágio, perdem aos poucos a motivação na ordem que se segue:
1º - pelo esporte ou quaisquer atividades extras;
2º - pelos amigos;
3° - pelos estudos;
4º - pela família.
Malefícios causados pela TV em excesso:
1 – A televisão compromete o sono da criança (quantidade e qualidade). É importante lembrar que a criança necessita de no mínimo dez horas de sono por dia.
2 – A TV vai aos poucos distorcendo os valores cultivados pela família.
Antigamente figuras bonitas e belas representavam o bem e a verdade, enquanto as feias eram a pintura do mau e da mentira. Hoje, os heróis para as crianças são figuras e desenhos feios, com caras de monstros. A criança não mais se preocupa em mostrar, valorizar o que é bom e belo; pode incorrer no futuro em um sério problema de personalidade. O diálogo familiar está deixando de existir. No mundo de hoje, pai e mãe trabalham em demasia e ao chegar em casa, esgotados e estressados, o pouco tempo que deveriam aproveitar para brincar, conversar e educar seus filhos, é “perdido” diante da TV;
3 – A televisão vai diminuindo o tempo útil da criança. Alguns pequeninos ficam limitados a ir somente à escola, passando o restante do dia defronte à TV, afetando o seu desenvolvimento e aprendizagem. A criança perde a dimensão do tempo, porque as imagens veiculadas, mesmo que gravações antigas passam para o telespectador a idéia de que estão ocorrendo no presente. A forma relaxada e preguiçosa como as crianças assistem à televisão causa conseqüentemente atrofia muscular.
4 – A televisão estimula a agressividade nas crianças, funcionando como escola para os pequeninos. Observa-se a forma violenta como algumas crianças brincam – com pontapés e murros. Seus brinquedos em geral têm caras de monstros, e eles os idolatram;
5 – A TV estimula o erotismo precoce nas crianças. O sexo explícito e indiscriminado na televisão acelera as mudanças hormonais no organismo das crianças; identificado claramente nas meninas. As músicas eróticas, as roupas, a influência ao namorar cedo etc. Os pais têm que estar atentos para o fato de que a fase de pré-adolescência (entre 8 e 12 anos) deve ser a fase do silêncio sexual, imprescindível para o amadurecimento da criança.
Quando uma criança cresce viciada em TV, ela passa sua infância achando que está vivendo num mundo de fantasia. Quando entra na adolescência, não consegue sair do mundo da magia e o que mais se aproxima com o fantasioso mundo da TV é a DROGA.
Sugestões para amenizar os malefícios apontados:
- Crianças até três anos não devem assistir à televisão;
- Limitar o tempo da criança diante da TV;
- Estabelecer horários para a criança assistir à TV;
- Acompanhar o que o pequeno assiste;
-Analisar as imagens recepcionadas pelas crianças, fazendo questionamentos quanto aos valores que são passados pela televisão e fazê-la perceber e entender a escala de valores morais que reputamos como correta, porque baseada em nossa visão espírita de homem e de mundo;
- Reciclar os brinquedos das crianças para substituir a TV (brinquedos educativos);
- Estimular as crianças levando-as para fazer passeios culturais – teatros, museus, bibliotecas, etc;
- Estimular a leitura e conseqüentemente o estudo – Pai e Mãe são o espelho dos filhos, os que lêem e estudam naturalmente terão filhos interessados na leitura;
- Levar os filhos para a Evangelização Infantil.
 
Fonte: Carneiro, Tânia Maria Farias e Barreto, Eryka Florenice Pinheiro (organizadoras). Guia Útil dos Pais – Uma Abordagem Educacional Espírita – 2ª Edição – Fortaleza – CE: Edições GEPE – Grupo Espírita Paulo e Estevão, 2004. (Área de Ensino). 112 a 115p.

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