QUEM SOMOS NÓS

ESCOLA DE PAIS
- Um breve histórico


            No ano de 1993, durante as atividades da Evangelização Infantil, observou-se que muitos pais, mães ou responsáveis pelas crianças que se evangelizavam aos domingos no Grupo Espírita Paulo e Estevão – GEPE ficavam aguardando que terminassem as aulas de evangelização dos filhos, na livraria, lendo jornais e revistas ou, simplesmente, conversando nos corredores do GEPE. Daí, surgiu a idéia de reunir esses pais para, juntos, estudarem o Evangelho. Nascia, assim, mais uma atividade na programação da infância, o “EVANGELHO DOS PAIS”.
            A primeira pessoa a monitorar esse trabalho foi nossa irmã Rita Feitosa, que até o primeiro trimestre de 1996 ficou à frente desta atividade, vindo a desencarnar em setembro daquele ano.
            No primeiro semestre de 1999 surgiu a idéia da criação da ESCOLA DE PAIS. Foi, então, constituída uma comissão para desenvolvimento do projeto, tendo como base as experiências do próprio “Evangelho dos Pais”.
           Em fevereiro de 2000 realizou-se a aula inaugural da ESCOLA DE PAIS nas duas sedes, Piedade e Água Fria, com significativa participação dos pais.
            Enquanto as atividades ainda se restringiam ao estudo do Evangelho, a comissão responsável pelo projeto dava continuidade às pesquisas e elaboração de temas que fornecessem aos pais critérios evangélico-doutrinários e psicopedagógicos, para condução da educação dos filhos.
            Essa fase inicial funcionou como um laboratório. Foram analisados e avaliados, além do conteúdo dos temas, os assuntos de interesse dos pais, assim como a adequação da extensão dos textos e das atividades, em relação ao tempo disponível para estudo em grupo. Feita a triagem dos temas e definida a metodologia, partiu-se então para elaboração das apostilas.
            Durante esses anos foram elaboradas três apostilas, sendo a última com temário voltado para a mediunidade e obsessão na infância, visando a orientar os pais aflitos, com filhos portadores de mediunidade ostensiva, que chegam à Casa Espírita depois de longa e exaustiva peregrinação pelas clínicas médicas e outros templos religiosos, em busca de soluções para os seus problemas.
            A idéia de elaborar o livro guia Útil para os Pais – Uma abordagem Educacional Espírita nasceu da necessidade de juntar, revisar e ampliar as apostilas, além de tornar o custo de impressão mais baixo, permitindo assim que maior número de pessoas tenha acesso aos ensinamentos e orientações nele contidos. A primeira edição foi lançada em 2002 e no ano seguinte já estava esgotada.
            O êxito da primeira publicação levou à esta nova edição, revisada e ampliadada, com objetivo  de estimular e fornecer cada vez mais esse instrumento de educação e esclarecimento, que é a Escola de Pais.
            Alguns roteiros foram inteiramente transcritos ou adaptados de outros livros, cujos títulos encontram-se em negrito, visando incentivar a leitura dessas obras por aqueles que desejam aprofundar-se no assunto em questão. Outros foram escritos por trabalhadores, estudiosos dos assuntos e psicólogos da Escola de Pais do GEPE.
            Desejamos que esse breve histórico motive os trabalhadores da Infância de outras Casas Espíritas a implantar essa atividade – Escola de Pais, que tanto nos tem orientado na condução da educação de nossos filhos.

Tânia Maria Farias Carneiro

(Extraído do livro Guia Útil para os Pais – Uma abordagem Educacional Espírita)


A Escola de Pais é uma atividade de apoio aos pais ou responsáveis pela criança e jovem, com o objetivo de orientá-los sobre a educação dos filhos com base nos ensinamentos contidos na Doutrina Espírita.

Funciona regularmente nas dependências do GEPE - Grupo Espírita Paulo e Estevão - nas manhãs de domingo, no horário das 09:00h às 10:30h, enquanto as crianças e os jovens estão nas atividades de Evangelização Infantil e Mocidade, respectivamente. São empregados o estudo em grupo e técnicas pedagógicas que propiciam a melhor compreensão dos temas pelos pais ou responsáveis.

A Escola de Pais destina-se a pais, avós, tios e demais responsáveis por crianças com idade entre 1 e 12 anos, bem como pais de jovens da Mocidade Espírita Paulo e Estevão - MEPE.

Sobre este Blog
Este Blog é um espaço com informações atualizadas sobre as atividades da Escola de Pais, Evangelização Infantil e Mocidade do GEPE Piedade. Ele registra a história do nosso grupo e divulga nossas atividades. Além disso, pode servir de motivação para que outras Instituições também adotem atividades semelhantes para integrar toda a família (pais, crianças e jovens) em um mesmo momento.

Nenhum comentário: