sábado, 5 de julho de 2014

TEXTO PARA ESTUDO DOMINGO DIA 06 DE JULHO DE 2013

A CRIANÇA DIANTE DA MORTE

Nenhum tema pode ser tão atual e universal quanto o temor do homem para com a 

morte, por ele nos revelar o nosso despreparo quanto ao nosso auto-conhecimento, processo 

que inevitavelmente faria emergir outros tantos medos que afligem o homem, como o da dor 

e da solidão. Compreender e aceitar a nossa finitude física e a imortalidade da alma deveria 

tornar-se um assunto em pauta não somente na educação formal e espiritual de adultos, mas 

fundamentalmente na formação infantil. 

A questão da origem da vida e da morte sempre esteve presente não somente na 

mente adulta, mas também na infantil e deixá-la desamparada e despreparada, tornaria mais 

difícil a sua caminhada frente às necessárias e naturais “mortes” e “renascimentos” que 

ocorrerão ao longo de sua existência (a perda da infância, a perda de um amor, do vestibular, 

do emprego, de um ente querido, etc.). Toda perda é a “morte” psicológica ou real de algo 

ou alguém e, ao passarmos por ela sejamos nós, adultos, ou as crianças, sofremos as mesmas 

fases reativas (também chamadas de fases do “luto”), tais como: a negação ou a indignação 

diante da iminente ou comprovada perda; os acessos de raiva ou inconformação; o desespero 

na busca de saídas/desculpas mágicas ou tentativas de reversão do quadro; a depressão, o 

sentimento de culpa e fracasso e, finalmente, a parcial ou plena aceitação, também chamada 

“transcendência”. Preparar-se para reconhecer essas fases, seus significados e finalmente, 

transcendê-las, em muito ajudarão ao processamento do luto de forma gradual e menos 

Pensar e falar de morte nunca foi um tema mórbido, e o é somente para aqueles que 

ainda não absorveram o seu real sentido e não crêem na pluralidade das existências. Esse 

despreparo ou resistência só vem a tornar mais doloroso o período que o sucede, o qual 

já citamos e chamamos de “luto”, dificultando o seu desenvolvimento sadio e as lições 

espirituais que dele poderíamos absorver. Sabiamente tem-se dito que quem não teme a morte 

não teme as dificuldades da vida, sendo o inverso igualmente verdadeiro. Ao aprendermos 

a nos preparar com serenidade para a morte ou para as possíveis perdas, sejam estas as 

nossas, as de quem amamos ou a que estamos apegados, aprenderemos a valorizar a vida, 

redimensionando nossa visão das coisas, pessoas e fatos à nossa volta, dando o real valor que 

devem possuir em nossas vidas. Com certeza viveremos e amaremos melhor.

Privar as crianças dessas verdades seria o mesmo que mentir para elas, revelando 

nossas fraquezas e medos. Desde cedo, de forma adequada ao seu nível de compreensão, ela 

deverá reconhecer a inevitabilidade da morte e suas conseqüências, e que ela não se trata de 

uma terrível ameaça, mas de um fenômeno de mutação natural à nossa evolução. Ocultar a 

verdade ou mentir à criança, além de adiar e acrescer sofrimentos futuros, subestimam sua 

capacidade de percepção do mundo, fazendo-a sentir-se enganada ou considerada ingênua, 

causando-lhe um profundo sentimento de solidão e insegurança com relação aos que a 

Todo ser humano, ao deparar-se com a dor da perda e da separação, não se permitindo 

“processá-la” de forma equilibrada, pode vir a transmutá-la em enfermidades físicas, mentais 

e espirituais, e na criança não é diferente. O processo de “luto” saudavelmente finalizado 

permite ao ser que sofre a compreensão e internalização definitiva da perda, cedendo o espaço 

disponível para outras relações e aquisições necessárias. 

Algumas pessoas argumentam que as crianças não possuem capacidade para apreender 

o real sentido da morte. Em parte têm razão, dado sua imaturidade psico-fisiológica, mas isso 

não lhes tira a capacidade de apreendê-lo de forma gradual e adequada à sua possibilidade 

perceptiva. Pesquisas realizadas por estudiosos na área demonstram que quanto maior número 

de informações possam obter, melhor apreendem o seu sentido. Até os cinco anos a criança 

ainda não percebe a morte como definitiva e irreversível, podendo esta se encontrar associada 

ao conceito de sono ou de separação. Essa noção de reversibilidade da morte pode explicar o 

Fonte: BARRRETO, E. F. P.; CARNEIRO, T. M. F. (organizadoras) Guia útil dos pais: Uma Abordagem 

Educacional Espírita. 2a Edição – Fortaleza – CE: Edições GEPE – Grupo Espírita Paulo e Estevão, 2004.

comportamento defensivo de crianças suicidas, podendo haver uma ligação entre o suicídio 

infantil e o conceito imaturo e distorcido da morte. Entre os cinco e os nove anos, a morte já 

é percebida como irreversível, mas não universal. A partir dos nove anos a morte é encarada 

como cessação de atividades com características universais e irreversíveis (esses dados podem 

sofrer variação segundo a individualidade de cada criança). 

Em contrapartida, é importante lembrar que falar a verdade a respeito da morte 

não significa uma exposição ostensiva à mesma. Os diálogos fraternos, sistemáticos e 

adequados à sua compreensão em certo possibilitarão o acesso a essas informações de forma 

menos traumática. Por exemplo, levar uma criança a funerais ou qualquer tipo de ritual 

fúnebre só deverá ocorrer com a sua expressão de aceitação e plena vontade, respeitando-
se seus limites emocionais e psicológicos. O que não lhe deve ser retirado é o direito de 

conhecer a verdade e de expressar seus sentimentos e necessidades da forma que lhe for mais 

conveniente. Mentiras, fantasias desnecessárias ou uma sinceridade cruel em nada facilitarão 

a compreensão da nova realidade.

Outro fator a acrescentar seria a forma como expressamos a nossa dor, os nossos 

medos e valores diante das crianças. Quando mais intensos e desequilibrados estes forem, 

maior a probabilidade de a criança os introjetar e repetir ao longo de sua vida. O ideal seria 

se expressássemos nossa dor da forma mais genuína e equilibrada possível, pois precisamos 

também nos lembrar do bem-estar dos demais envolvidos: de nós mesmos e de quem partiu, 

que também sofre as influências da separação.

Em resumo, o conhecimento e a compreensão dos fenômenos que envolvem a morte 

e as verdades espirituais deverão desde cedo ser inseridos na educação das crianças para 

que elas estejam mais bem preparadas quando a vida as tornarem forçosamente necessários. 

Utilizar-se de palavras, atitudes e experiências (jogos, estórias, técnicas psico-pedagógicas, 

etc) equilibradas e sadias em muito contribuirão para uma visão mais assertiva não somente 

da morte, mas de todos os fenômenos que envolvam a dor da perda, da separação e da solidão. 

Longe de enfraquecê-la e amedrontá-la (a fraqueza e o medo estão em nós, pois vemos o que 

somos), torná-la-ia mais forte e apta para a vida. 

Fonte: BARRRETO, E. F. P.; CARNEIRO, T. M. F. (organizadoras) Guia útil dos pais: Uma Abordagem

Educacional Espírita. 2a Edição – Fortaleza – CE: Edições GEPE – Grupo Espírita Paulo e Estevão, 2004.

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