quarta-feira, 29 de abril de 2015

ESTUDO DO DIA 03/05/2015 – QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

Texto que estudaremos no próximo domingo dia 03/05/2015:
Tema: QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

5. E, tendo vindo para casa, reuniu-se aí tão grande multidão de gente, que eles nem sequer podiam fazer sua refeição. - Sabendo disso, vieram seus parentes para se apoderarem dele, pois diziam que perdera o espírito.
Entretanto, tendo vindo sua mãe e seus irmãos e conservando-se do lodo de fora, mandaram chamá-lo. - Ora, o povo se assentara em torno dele e lhe disseram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te chamam. - Ele lhes respondeu: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, perpassando o olhar pelos que estavam assentados ao seu derredor, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; - pois, todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. (S. MARCOS. cap. III, vv. 20, 21 e 31 a 35 - S. MATEUS, cap. XII, vv. 46 a 50.)
6. Singulares parecem algumas palavras de Jesus, por contrastarem com a sua bondade e a sua inalterável benevolência para com todos. Os incrédulos não deixaram de tirar daí uma arma, pretendendo que ele se contradizia. Fato, porém, irrecusável é que sua doutrina tem por base principal, por pedra angular, a lei de amor e de caridade. Ora, não é possível que ele destruísse de um lado o que do outro estabelecia, donde esta conseqüência rigorosa: se certas proposições suas se acham em contradição com aquele princípio básico, é que as palavras que se lhe atribuem foram ou mal reproduzidas, ou mal compreendidas, ou não são suas.
7. Causa admiração, e com fundamento, que, neste passo, mostrasse Jesus tanta indiferença para com seus parentes e, de certo modo, renegasse sua mãe.
Pelo que concerne a seus irmãos, sabe-se que não o estimavam. Espíritos pouco adiantados, não lhe compreendiam a missão: tinham por excêntrico o seu proceder e seus ensinamentos não os tocavam, tanto que nenhum deles o seguiu como discípulo. Dir-se-ia mesmo que partilhavam, até certo ponto, das prevenções de seus inimigos. O que é fato, em suma, é que o acolhiam mais como um estranho do que como um irmão, quando aparecia à família. S. João diz, positivamente (cap. VII, v. 5), "que eles não lhe davam crédito".
Quanto à sua mãe, ninguém ousaria contestar a ternura que lhe dedicava. Deve-se, entretanto, convir igualmente em que também ela não fazia idéia muito exata da missão do filho, pois não se vê que lhe tenha nunca seguido os ensinos, nem dado testemunho dele, como fez João Batista. O que nela predominava era a solicitude maternal. Supor que ele haja renegado sua mãe fora desconhecer-lhe o caráter. Semelhante idéia não poderia encontrar guarida naquele que disse: Honrai a vosso pai e a vossa mãe. Necessário, pois, se faz procurar outro sentido para suas palavras, quase sempre envoltas no véu da forma alegórica.
Ele nenhuma ocasião desprezava de dar um ensino; aproveitou, portanto, a que se lhe deparou, com a chegada de sua família, para precisar a diferença que existe entre a parentela corporal e a parentela espiritual.

Fonte de Pesquisa: Kardec, Por Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Disponível em  http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/es/index.html. Capturado em: 01/ 05/ 2012
Canais Virtuais de Comunicação da Escola de Pais:
Nosso blog: http://epgepe.blogspot.com
Grupo de facebook: https://www.facebook.com/groups/640913815931169/?fref=ts

quarta-feira, 8 de abril de 2015

ESTUDO DO DIA 12/04/2015 – A CORDIALIDADE

Texto que estudaremos no próximo domingo dia 12/04/2015:
Tema: A CORDIALIDADE
Todos sabemos o quanto é agradável tratar e conviver com pessoas educadas. Não se trata aqui daquela educação superficial, mecânica, que comumente existe em pessoas que tentam encobrir o seu grande vazio interior. Falamos sobre pessoas que possuem a alegria, a paz e o amor dentro de si e expressam esses estados da alma sob a forma de gestos, palavras e atitudes fraternas que sinalizam sua superioridade moral. São pessoas que descobriram alguns dos talentos divinos fornecidos a nós por imensa misericórdia divina.
Por diversas ocasiões lembramos aqui a importância do exemplo por parte dos pais na transmissão de ensinamentos nobres na educação de seus filhos. Como também, que servimos de modelo aos nossos filhos não somente nas grandes, mas principalmente nas pequenas atitudes, expressadas quotidianamente o nosso comportamento enquanto cidadãos do mundo.
Apesar de seu limitado uso, as famosas “palavras mágicas” sempre abriram e continuarão abrindo as portas do mundo material e espiritual. Expressões como “bom-dia, boa-tarde, boa-noite, por favor, obrigado, por nada, desculpe-me, perdoe-me, com licença, pois não”... dentre uma infinidade de expressões, podem e devem fazer parte do vocabulário familiar. A palavra tem um enorme poder juntamente com o pensamento que a gesta. Ela eleva ou destrói, a quem ouve e a quem ouve e a quem fala, se formos invigilantes. Como diria o Espírito Miramez: “A palavra educada é o alvorecer da luz no coração. Se conversares somente assuntos construtivos, a tua aura se enriquecerá com a policromia divina, criando em torno de ti uma defesa individual, certamente ajudando a quem te ouve, no mesmo sentido. E, se falares coisas incompatíveis com a moral evangélica, perfurarás a tua própria atmosfera energética, deixando o ladrão assaltar-te, como fantasma da inquietação. E ainda ombrearás com a responsabilidade dos danos causados pela tua sugestão inferior aos que te ouvem”.
Busquemos, portanto, afastarmo-nos da maledicência, dos insultos da ingratidão, da covardia, do desânimo, do egoísmo, da intolerância que tanto caracterizam a incivilidade e a inferioridade espiritual. Comecemos inicialmente a disciplinar nossa própria conduta através da nossa fala e gestos e, posteriormente, eduquemos os nossos pensamentos. Não se engane, a criança reflete o que vê. Se nós reprovamos a conduta incivilizada de nosso filho, podemos estar reprovando a nós mesmos e aos ambientes onde ele convive – geralmente escolhidos por nós. Se, ao contrário, não percebemos nada demais e até nos orgulhamos nos enganando ao acreditar que suas “diabruras” tratam-se de excesso de energia e saúde, então nós é que estamos precisando de auxílio para o nosso egoísmo e irresponsável cegueira.
Em contrapartida, o nosso exemplo, na tentativa de sermos melhores, já é muito na educação do lar, mas não é tudo. Precisamos ter na cordialidade um sustentáculo básico para a educação de nossos filhos. E essa é uma tarefa contínua, que requer persistência, paciência e disciplina e, por vezes, chega a tornar-se cansativa, mas, vale a pena. Nada adquirido sem esforço próprio tem real valor. E a cordialidade é o primeiro portal para a verdadeira caridade.
Esforcemo-nos, portanto, para que nossos filhos iniciem-se na convivência fraterna, que só lhes trará felicidade, através de pequenas palavras e gestos de cordialidade, tais como: evitar gritos desnecessários, palavrões, bem como gestos grosseiros ou obscenos; não interromper as conversas desnecessariamente; evitar mexer indevidamente no que é alheio; não usar de maledicência; agradecer sempre quando beneficiado por qualquer dádiva; respeitar os humildes e mais velhos; dentre tantas outras atitudes que tenham como base a máxima espírita “Fazer e desejar  ao Outro o que desejaríamos que se fizesse ou desejasse a nós”. Lembremos que liberdade excessiva é sinônima de libertinagem, bem como o excesso de liberdade revela abandono e descaso. Toda criança ou adolescente requer e pede limite, principalmente nos momentos de maior rebeldia, por isso significar que alguém zela por ele e preocupa-se com o seu correto encaminhamento na vida.
A boa educação, portanto, não é sinônimo de repressão da espontaneidade, mas o redirecionamento adequado de energias primitivas e inadequadas, transmutando-as em bens da alma, na busca do próprio aperfeiçoamento.
 


Fonte de Pesquisa: Carneiro, Tânia Maria Farias e Barreto, Eryka Florenice Pinheiro (organizadoras). Guia Útil dos Pais – Uma Abordagem Educacional Espírita – 2ª Edição – Fortaleza – CE: Edições GEPE – Grupo Espírita Paulo e Estevão, 2004. (Área de Ensino). 125 a 127p.   

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ESTUDO DO DIA 05/04/2015 – PERDOAI, PARA QUE DEUS VOS PERDOE

Texto que estudaremos no próximo domingo dia 05/04/2015:

Tema: PERDOAI, PARA QUE DEUS VOS PERDOE


1. Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (S. MATEUS, cap. V, v. 7.)
2. Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados; - mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. (S. MATEUS, cap. VI, vv. 14 e 15.)
3. Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. - Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: "Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra mim? Até sete vezes?" - Respondeu-lhe Jesus: "Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes." (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 15, 21 e 22.)
4. A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.
Ai daquele que diz: nunca perdoarei. Esse, se não for condenado pelos homens, sê-lo-á por Deus. Com que direito reclamaria ele o perdão de suas próprias faltas, se não perdoa as dos outros? Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que cada um perdoe ao seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.
Há, porém, duas maneiras bem diferentes de perdoar: uma, grande, nobre, verdadeiramente generosa, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o amor-próprio e a suscetibilidade do adversário, ainda quando este último nenhuma justificativa possa ter; a segunda é a em que o ofendido, ou aquele que tal se julga, impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de acalmar; se estende a mão ao ofensor, não o faz com benevolência, mas com ostentação, a fim de poder dizer a toda gente: vede como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível uma reconciliação sincera de parte a parte. Não, não há aí generosidade; há apenas uma forma de satisfazer ao orgulho. Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador, que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza d’alma granjeará sempre a simpatia das pessoas imparciais.

Fonte de Pesquisa: Kardec, Por Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Disponível em  http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/es/index.html. Capturado em: 27/ 03/ 2012.
erun:yes'> Canais Virtuais de Comunicação da Escola de Pais:

Nosso blog: http://epgepe.blogspot.com
Grupo de facebook: https://www.facebook.com/groups/640913815931169/?fref=ts