quinta-feira, 8 de novembro de 2012

TEXTO PARA ESTUDO DOMINGO 11 DE NOVEMBRO DE 2012


A IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO

            É na constelação familiar o laboratório mais adequado para forjar a matriz da identidade. Em todas as culturas, no processo inicial de socialização, a família modela e programa o comportamento e o sentido de identidade da criança. É nela que se estabelece um sistema de laços emocionais responsáveis pela formação da estrutura psicológica de cada ser, constituindo a base do comportamento, das noções, dos direitos e deveres  e definindo ainda os modelos pelos quais se lida com o afeto e emoções.
            A família é, pois, a grande agência educadora e os pais são os responsáveis para oferecer orientação, apoio e responsabilidades aos filhos, através de seus modelos de conduta.
            Daí a importância da atmosfera psicológica do lar, pois constitui ela o contributo emocional para burilar o sentimento. É o contexto familiar que influenciará sobremaneira o comportamento dos filhos.
            A família informa à criança quanto às suas expectativas culturais, étnicas e religiosas, sobre como agir, como pensar e como falar, etc. A família também informa à criança quais afetos são bem-vindos nesse sistema e também quanto aos estilos emocionais e de comunicação preferidos.
            A criança precisa da ajuda dos seus pais para aceitar que errou, e para fortalecê-la na escolha do caminho certo. Naturalmente, sua conduta, como já dissemos, se originará da de seus pais. Ainda que não o perceba objetivamente, a criança adquire os valores das pessoas com quem está em contato, principalmente os pais ou professores. Ela também observa o comportamento de outras crianças e a reação dos adultos às sua faltas.
            Como os pais podem ter certeza de que seus filhos se tornarão adultos de bom caráter?
            Um bom caráter não se manifesta um dia inesperadamente, mas se desenvolve no decorrer de anos. Através do exemplo podemos contribuir para a formação de nossos filhos, influenciando fortemente na sua conduta e nas suas escolhas, uma vez que os filhos estão sempre a imitar os pais, que são os seus modelos.
            O exemplo, contudo que os pais transmitem aos filhos é importantíssimo no capítulo da educação familiar e certamente os auxiliará na compreensão de sua vida na terra – As palavras persuadem, mas os exemplos arrastam.
            O uso de drogas lícitas, álcool e fumo, constitui péssimo exemplo que a grande maioria dos pais dá aos filhos sem o menor constrangimento. Temos conhecimento de vários depoimentos comoventes de jovens que declararam ter começado seu vício primeiro pelo álcool desde cedo, em churrascos e reuniões que a família sempre fazia; depois, infelizmente, partiram para as drogas pesadas.
            As pequenas e aparentemente inofensivas mentiras que pregamos no dia a dia, quando mandamos dize que não estamos na ocasião em que alguém indesejado nos procura ao telefone, podem se tornar amanhã fontes de grandes problemas quando os nossos filhos começarem a mentir, espelhando-se em nosso comportamento. Não devemos, pois, jamais mentir para nossos tutelados.
            Se os pais gostam de beber, que o façam com moderação e equilíbrio, deixando claro para os jovens que o melhor seria não beber. A mesma coisa quanto ao fumo.
            Vamos nos esforçar para deixar nossos vícios. Este será um grande exemplo e estímulo.
            Como espíritas, sabemos da importância do exemplo, que, mais do que as palavras, arrastam aqueles que compartilham conosco a existência. E ninguém ignora o fato de que para haver a preservação espiritual do reduto familiar, é necessário criar uma atmosfera capaz de ajudar a criatura no enfrentamento dos embates naturais da vida e indispensáveis ao crescimento.
            A realização do Evangelho no Lar, num dia determinado da semana, certamente contribuirá para que todos os membros da família se fortaleçam nesse cometimento. Vale salientar também a importância da Evangelização Infantil e da presença dos pais na Escola de Pais, que além de aprendizado e orientação, serve também como exemplo para os nossos filhos.

Nenhum comentário: